nova sede do igp

Carteiras de identidade já são feitas em novo endereço em Santa Maria

Camila Gonçalves

Foto: Renan Mattos (Diário)

A estrutura do prédio do novo Posto de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) de Santa Maria deve desafogar a demanda de carteiras de identidade na cidade, que vinha sendo um problema para quem tinha pressa para retirar o documento. As novas instalações foram inauguradas na manhã desta segunda-feira, na Rua Gaspar Martins. O espaço representa a ampliação da capacidade de fichas de atendimento em 34%, já que as estações de capturas aumentaram de três para cinco. Com isso, a unidade deve confeccionar até 120 carteiras por dia. No antigo prédio, na Rua Marechal Floriano Peixoto, a estrutura permitia a emissão de 80 documentos diários.  

Outra novidade é o agendamento eletrônico por meio do site www.tudofacil.rs.gov.br. Antes, o desafio de encaminhar carteira começava na hora de agendar. Os usuários reclamavam que a única linha telefônica disponibilizada para os agendamentos ficava frequentemente ocupada. Quando conseguiam falar com um servidor, havia data disponível somente para o próximo mês. Algumas pessoas chegaram a procurar cidades vizinhas, quando tinham urgência, por orientação do próprio Posto de Identificação.

Embora a capacidade seja maior, quem buscar o agendamento hoje vai encontrar vaga só a partir de 10 de outubro. De acordo com o chefe da seção regional do IGP, Fábio Pereira da Silva, por enquanto, não há previsão de diminuir o fluxo, já que o órgão tem uma demanda reprimida desde dezembro de 2016. Na época, o Posto saiu da Rua Alberto Pasqualini, onde dividia o espaço com a agência do FGTS/Sine, e foi instalado junto ao Posto Médico-Legal, de forma provisória.

O PRIMEIRO DIA
Nesta segunda-feira, primeiro dia de atendimento total na nova sede, cerca de 70 pessoas passaram pelos guichês. Além das pessoas que haviam pré-agendado, cerca de 20 fichas foram deixadas em aberto para o público preferencial (cadeirantes, idosos, pessoas com bebê de colo, entre outros) que não precisam agendar o serviço. O professor universitário Vitor Schuch, 71 anos, foi um dos cidadãos que esteve no novo endereço para a retirada da segunda via da carteira. Ele tem a procuração para fazer o documento do irmão, que mora em uma clínica. Ele reclamou que não conseguiu fazer o agendamento via telefone.

- Parece que o Estado não conhece nem internet nem Correios. Liguei, e só dava ocupado. Tive que sair de casa quatro vezes: uma para agendar, outra para levar meu irmão, uma para buscar a carteira e outra para ir no endereço certo, porque não avisaram que iriam mudar - criticou Schuch.

A dona de casa Cláudia Marques, 44 anos, levou as filhas Miryã Kümmel, 13 anos, e Keicy Kümmel, 15, para fazer a primeira carteira de identidade. Ela disse que havia feito o agendamento por telefone, em julho, e que voltou no dia marcado no endereço antigo.

- Para marcar uma data, achei demorado. Também achei que deveriam avisar a mudança de endereço, mas fui atendida bem rápido - avaliou Cláudia.

AGENDAMENTO E RETIRADA
O chefe da seção regional do IGP alerta que o novo sistema exige mais comprometimento do cidadão. Isso porque muitas pessoas agendam e não vão na data e hora marcadas, tirando a vaga de pessoas que têm pressa de conseguir o documento.  

Outra orientação é que as pessoas façam a retirada em até seis meses. Atualmente, Santa Maria tem cerca de 3 mil carteiras prontas que não foram retiradas. Fábio alerta que as pessoas que não fizerem o recolhimento no prazo de um semestre correm o risco de perder o documento. As identidades cujas emissões passaram desse período são encaminhadas para incineração em Porto Alegre.

 COMO ENCAMINHAR

  • Endereço - Rua Gaspar Martins, 1.915 (próximo da Rua do Acampamento) 
  • Horário de atendimento - Das 8h às 13h
  • Agendamento - Somente pelo site www.tudofacil.rs.gov.br
  • 1ª via - Gratuita
  • 2ª via - R$ 65, 80 (pronta em 15 dias úteis após o pagamento da taxa)
  • Expressa - R$ 85,65 (pronta em cinco dias úteis após o pagamento da taxa)
  • Informações - Pelo telefone (55) 3223-2730

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